Leia também:

SEGURANÇA - Policial civil da Core conclui Curso de Invasão Tática em parceria com PMES

 Publicada em 25/04/2024 08:33


Um policial civil lotado na Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) concluiu com êxito o Curso de Invasão Tática, oferecido pelo Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A solenidade militar de formatura foi realizada na manhã dessa segunda-feira (22), na sede do BME em Cariacica, contando com a presença do titular da Core, o delegado Ricardo Almeida, e de demais operadores da tropa especializada da PCES.


O curso teve início em 08 de março e foi encerrado no último dia 19 de abril. Dos 20 inscritos, apenas 15 conseguiram resistir à rotina exaustiva da instrução. Os participantes tiveram acesso a diversos módulos de conhecimentos práticos, visando a preparar os operadores para a execução de ações e operações policiais em áreas de alto risco, estabelecendo normas e condutas padronizadas acerca da intervenção e incursão para o atendimento de ocorrências policiais.

O primeiro policial civil a concluir o curso é o auxiliar de perícia médico-legal, Leandro Barbosa Silva, de 33 anos. Ele ingressou na instituição em 2021 e está lotado na Core há apenas dez meses, buscando constantemente aprimorar suas habilidades. Antes desta capacitação, esteve no Estado de Minas Gerais, onde permaneceu por 50 dias, concluindo o curso de Operações Policiais realizado pela Core da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

"Participar desta formação foi uma experiência única, exigindo o máximo e oferecendo excelência pelo corpo de instrutores. Além disso, é fundamental para nossa atuação no combate à criminalidade e no resgate de reféns", afirmou o policial Leandro Barbosa Silva.

O coordenador da Core, delegado Ricardo Almeida, prestigiou a solenidade de formatura e destacou que a troca de conhecimento entre diferentes instituições possibilita o desenvolvimento de estratégias mais eficientes e aprimora as habilidades dos profissionais envolvidos. 

“Agradeço ao comando do BME por oferecer uma vaga para nosso operacional participar do curso. Essa oportunidade não apenas enriquece o repertório técnico de nosso efetivo, mas também reforçará os laços de cooperação entre as polícias Civil e Militar do Espírito Santo. Parabenizamos o nosso colega pela conclusão do curso e ressaltamos que a integração entre instituições de segurança pública é fundamental para garantir a segurança da população”, concluiu o delegado Ricardo Almeida.