OPORTUNIDADES - Saiba onde e como solicitar a nova Carteira de Identidade no ES
Por Kebim Tamanini - Publicada em 25/04/2024 08:24
Estado conta com 14 postos de agendamento para a emissão do novo documento, sendo a primeira via gratuita
A nova versão da Carteira Nacional de Identidade (CIN), correspondente ao Registro Geral (RG), está sendo emitida em 14 postos de agendamento espalhados por todo o estado. Segundo dados da Polícia Científica (PCI-ES), já foram emitidos 590 documentos dessa nova versão, que é oferecida gratuitamente na primeira emissão.
O principal objetivo dessa atualização é integrar diversos documentos que possuem numerações distintas em um único registro, utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Importante ressaltar que o formato atual do RG permanecerá válido até 2032, sendo necessário que todos os brasileiros realizem a migração nos próximos anos.A PCI-ES informou, por meio de nota, que nos primeiros meses de implementação do novo documento estão sendo realizados aprimoramentos na plataforma para solucionar possíveis erros. Segundo a nota, “os cadastros foram iniciados em um ambiente controlado para que o sistema e as respectivas integrações fossem submetidos a estresse em várias hipóteses possíveis, permitindo ao Instituto de Identificação monitorar e solucionar eventuais erros que ocorressem”.
O processo para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional pela primeira vez é isento de taxas. Porém, em caso de perda ou extravio dentro do período de validade do documento, é necessário efetuar o pagamento. Existe isenção de taxa para solicitação de outras vias da Carteira de Identidade em situações de hipossuficiência e em casos de furto ou roubo, mediante apresentação do Boletim de Ocorrência dentro do prazo máximo de 60 dias a partir da data do incidente.Para agendar o atendimento em um dos postos disponíveis, o cidadão deve acessar o link disponibilizado para realizar o processo. Os demais postos localizados no interior do estado atendem mediante demanda livre ou agendamento prévio.
O requerente deve comparecer ao atendimento com os documentos necessários, que incluem a Certidão de Nascimento ou Casamento, conforme o estado civil; Comprovante de Residência; e, para crianças até 5 anos, uma foto 3×4, caso não seja possível realizar a fotografia nos equipamentos de coleta biométrica.
Os 14 postos disponíveis para agendamento são:
- Aracruz
- Barra de São Francisco
- Cachoeiro de Itapemirim
- Colatina
- Guarapari
- Linhares
- Marataízes
- São Mateus
- Serra Jacaraípe – Pró-Cidadão
- Serra Sede – Ciretran
- Viana
- Vila Velha
- Vitória – Assembleia Legislativa
- Vitória – Casa do Cidadão
As vagas são disponibilizadas diariamente às 8h, sendo recomendável que o requerente acesse o sistema pouco antes desse horário para garantir o acesso às vagas do dia. A tolerância de atraso é de 15 minutos.
Caso o requerente não compareça dentro desse prazo, o agendamento será cancelado automaticamente, sendo possível remarcar somente após 15 dias.