Leia também:

POLÍCIA - Policial civil aposentado é assassinado a tiros por preso com ‘saidinha’ no Espírito Santo

 

Publicada em - 08/05/2024 08:14

José Maria Gagno Intra, 56 anos, era investigador aposentado. Foi morto dentro de casa, em Ponta da Fruta. 

Mulher com quem ele havia se casado há menos de dois meses foi presa pela acusação de tramar o assassinato pela receber pensão. Um irmão dela, Joberto Gil Cardoso, que tinha saído da prisão horas antes de cometer o crime, beneficiado com a saída temporária pelo Dia das Mães, também foi preso pela PM e pela Guarda Municipal de Vila Velha.Horas depois de deixar o Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha, com o benefício da chamada ‘saidinha’ por conta do Dia das Mães – no próximo domingo –, Joberto Gil Cardoso matou com tiros de revólver 38 o investigador de Polícia Civil aposentado José Maria Gagno Intra, 56 anos.

 O assassino responde na Justiça por crime sexual contra menor de idade. O assassinato ocorreu dentro da casa de José Maria, em Ponta da Fruta.

 O investigador era irmão de João Batista Gagno Intra (PT), conhecido como Babá, que na tarde do mesmo dia do assassinato teve seu nome lançado como pré-candidato para disputar o cargo de prefeito de Vila Velha, em outubro de 2024, pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Verde (PV) e PT.

A Polícia Militar e equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Municipal de Vila Velha agiram rápido e prenderam em flagrante a atual esposa de José Maria, Elisângela Cardoso, com quem ele estava casado há menos de dois meses, e Gilberto, irmão dela. 

Os dois foram capturados na Rodovia do Sol e levados para o Plantão da Delegacia Regional de Vila Velha.  Uma segunda mulher, também envolvida no assassinato e identificada apenas como Maria da Penha, está foragida. 


Joberto Gil havia saído da Penitenciária Estadual de Vila Velha VI na tarde de terça-feira (07/05). Estava sob o benefício da ‘saidinha’ para o Dia das Mães.Irmã de José Maria, a tenente da Reserva Remunerada da PM Margarida Gagno Intra, que trabalha na Guarda Municipal de Vila Velha, disse que o investigador estava aposentado por invalidez por conta de doença profissional. Por isso, José Maria tinha transtorno bipolar. Recentemente, acrescentou a tenente Margarida, seu irmão conheceu Elisângela. Num momento de fragilidade, a moça convenceu José Maria a se casar com ela, com o registro do casamento feito em Cartório Civil. O casamento ocorreu há pouco mais de um mês.


José Maria (Foto) já teve outros relacionamentos anteriores e estava separado da primeira esposa há 20 anos, com quem teve filhos. Um deles, André Intra, também está neste momento na DP Regional de Vila Velha e lamentou a morte do pai. Para a família, o assassinato foi premeditado como forma de Elisângela se beneficiar da pensão deixada por José Maria com salário integral de investigador de Polícia Civil.