Leia também:

POLÍTICA - Vereadores de Vila Velha batem boca em sessão online aos gritos de “Tira essa calcinha do rego que você não é essa bichona toda não”

Por / Wendell Lopes Uma sessão virtual da Câmara de Vereadores de Vila Velha (ES) ocorrida na 4ª feira (3º. agosto.2022) começou em bate-boca. Protagonizado pelos vereadores Renzo Ramalho Mendes (PP) e Devacir Rabello (PL), o conflito foi transmitido ao vivo nas redes sociais.... A briga começou quando o vereador Devacir Rabello usava a tribuna pelo tempo lhe foi concedido, onde o telão exibia um vídeo a qual, o Governador Renato Casagrande havia sido vaiado na Cidade de Alfredo Chaves .
O vereador dizia que Vila Velha estava cheia de políticos melancias Verde Por Fora Vermelha Por Dentro , que não se esgotavam de enganar a população com candidatos eleitos com uma plataforma ideológica que, após a eleição, adotam um programa de signo ideológico contrário. Devacir Rabello afirmou que os colegas, vereadores estavam falando auto e atrapalhando sua fala , quando pediu, a presidente em exercício vereadora Patrícia Crizanto tocasse a Campainha advertendo seus colegas .
De imediato o vereador Renzo Mendes pediu a Presidente que advertise o vereador Devaci Rabello , que o mesmo estava cometendo quebra Ética e Decoro Parlamentar. Devaci respondeu ao colega : “Tira essa calcinha do rego que você não é essa bichona toda não” O Espírito Santo é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 78 municípios. A Câmara Municipal de Vila Velha é há única que não possui Comissão ou Conselho de Ética e Decoro Parlamentar . Conselho de Ética e Decoro Parlamentar Conselho de Ética Parlamentar é composto por três vereadores, escolhidos em eleição aberta para mandatos de um ano – e respeitando, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos que integram o Legislativo. O grupo se reúne sempre que necessário ou quando convocado por um de seus membros, por comissão da Casa ou pelo presidente da Câmara Municipal. Compete ao órgão zelar pela observância dos preceitos do Código de Ética e Decoro Parlamentar, atuando no sentido da preservação da dignidade da função social da atividade dos vereadores. Em casos de descumprimento das normas contidas no Código, processo disciplinar pode ser instaurado mediante representação por escrito de qualquer cidadão, pessoa jurídica ou parlamentar perante o presidente do Conselho. A sessão foi finalizada , no plenário os Vereadores chegaram a trocar desculpas , mas a discussão teria continuado nos corredores da Câmara Municipal.