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POLÍTICA - Abaixo assinado apoia projeto de Majeski que amplia tempo de planejamento dos professores

No início da manhã desta terça-feira (09), o abaixo assinado em apoio ao Projeto de Lei 303/2022, do deputado Sergio Majeski (PSDB), para ampliar o tempo destinado ao planejamento pedagógico dentro da carga horária dos professores da Rede Pública Estadual, contava com 2.110 assinaturas. Ativo no site (acesse o link > https://abre.ai/ePNY) de petições de Comunidade da Avaaz desde 26 de julho, a meta estipulada é atingir 3.000 assinaturas. “A mobilização dos profissionais da educação é muito significativa. Num curto espaço de tempo, após protocolarmos o projeto, já recebemos manifestações pelas redes sociais da existência do documento. Quem está no dia a dia das escolas estaduais sabe como é importante a ampliação do tempo dedicado ao planejamento para melhorar a qualidade do ensino ofertado aos alunos. As mudanças e inclusões recentes na grade curricular não estão sendo implementadas com a preparação e o suporte adequados”, destaca Majeski. A proposta de Majeski eleva de 33% para 50% dentro das 25 horas de trabalho semanal o período do professor dedicado ao planejamento pedagógico, avaliação e desenvolvimento profissional. O modelo é similar ao existente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Na capa do abaixo assinado no site, a descrição ressalta que “com o surgimento de novas tecnologias e das novas demandas educacionais, a situação piorou, por isso, o tempo é cada vez mais insatisfatório. O aumento da carga horária de planejamento contribuirá para melhorar a qualidade das aulas e dos projetos desenvolvidos nas escolas públicas estaduais e consequentemente na qualidade da educação recebida pelos estudantes”. Com a tramitação em Regime de Urgência aprovada na Assembleia Legislativa, o projeto de Majeski já consta na pauta de análises e votações dos deputados. Foto: Lucas Costa/Ales Legenda: Regularmente visitando as escolas estaduais, Majeski identifica demandas e encaminha propostas para melhorar as condições de ensino e de aprendizado.