Leia também:

POLÍTICA - Prefeito Arnaldinho Borgo é vaiado durante evento com Casagrande em Vila Velha

                                                       Foto: palanque Governamental 

O Aliado de Arnaldinho,Vereador Anadelso Pereira também foi vaiado em solenidade com Governador Renato Casagrande


Governo do Estado está investindo mais de R$ 580 milhões em macrodrenagem no Espírito Santo. Com investimento de R$ 39 milhões só nas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) no Município de Vila Velha .

Por / Wendell Lopes



O Vereador Anadelso Pereira (Podemos ), atuou à frente da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos até 01-04-2022, quando retornou a Câmara Municipal de Vila Velha, alegando disputar as eleições 2022 na briga por uma das 30 cadeiras de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Espírito Santo .

Populares que participaram do evento de entrega de obras de macrodrenagem da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Marilândia , com o Governador Renato Casagrande ( PSB) , nesta sexta-feira (1), vaiaram o Prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos ) e vereador e Ex - secretário de Serviços Urbanos Anadelso Pereira (Podemos). 

Em determinado momento da solenidade, o cerimonialista, pediu calma e respeito as lideranças presentes, para que fosse executado o hino Nacional Brasileiro . Ao falar do parlamentar, houve reações negativas por parte do público revoltado com o Ex Secretário Anadelso, que estava no palanque governamental participando do evento.

                                        Foto : Moradores manifestação com cartazes e gritos 

Manifestantes que tiveram prejuízo com a enchente do Rio Marinho em Outubro de 2021 nas últimas chuvas , apresentavam cartazes e gritavam "Fora Anadelso Fora Arnaldinho".Outras reclamação, foi a não construção das casas de Moradia Popular – AHUNMP/ES (União), com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.
O projeto previa a construção de 448 novas unidades habitacionais para famílias com renda de até um salário mínimo e meio, em uma área do bairro Ulisses Guimarães, na Grande Terra Vermelha (Região 5), e foi apresentado ao governo federal pela Associação Habitacional da União Nacional pela Moradia Popular – AHUNMP/ES (União), com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.


A EBAP Foz do Costa trabalhará interligada ao sistema inteligente de macrodrenagem dos municípios de Vila Velha e Cariacica, através de um Centro de Operação remota que  está sendo constituído pelas: EBAP Laranja, EBAP Marinho, EBAP Cobilândia; EBAP Marilândia e EBAP Aribiri. Juntas, estas estações possuem capacidade de bombear 350 milhões de litros de água por hora, com lançamento para a baía de Vitória e para o Rio Jucu.

Além dessas estações, o sistema de macrodrenagem de Vila Velha conta com a construção de 3,3 km de galerias nos bairros Cobilândia, Nova Itaparica e Jockey e, também, de um dique no Canal Marinho que levará as águas do córrego Campo Grande, da Vala América, do bairro São Torquato e das EBAPs Cobilândia e Marilândia para a baía de Vitória, passando pela EBAP Marinho.


 Mesmo com todo o sistema de bombeamento um carro foi parar dentro de um valão, que transbordou no bairro Rio Marinho Vila Velha, em Outubro de 2021 últimas enchentes .

As falas eram de reprovação à presença do parlamentar no local da cerimônia. O Jornal Grande Vitória tentou contato com o Vereador e o Prefeito para repercutir o episódio, mas não obteve êxito nas tentativas.